Residência
Paulo Lucio de Brito
Jardim das Acácias - São Paulo-SP
O projeto desta residência do arquiteto foi elaborado em 1974, seguindo os preceitos estabelecidos pela Escola Paulista de Arquitetura, dos seus mestres Vilanova Artigas e Carlos Milan.
A estrutura, em concreto aparente, define um espaço livre permitindo a integração de todos os ambientes da residência.
As limitações do lote urbano (8,50m x 40,00m) levaram a uma solução que permitisse a incorporação do espaço externo ao espaço interno através da utilização de grandes panos de vidro temperado no fechamento dos espaços da residência.
Desta forma, a estrutura de concreto, apoiada em alguns pilares, permite a continuidade dos espaços, incorporando totalmente as áreas externas para o interior da residência.
A residência se desenvolve em dois níveis mantendo na área social o pé-direto duplo para reforçar a idéia da integração dos espaços internos e externos e obter máximo aproveitamento da luz natural.
Foi criado um pequeno escritório no terceiro nível cujo acesso é feito continuidade da escada caracol em concreto que interliga os dois níveis da residência.
Na parte superior, todo o fechamento lateral da residência foi feito em painéis pré-fabricados de concreto leve que se transformam em brises na parte da frente e nos fundos




