Edifício Sede

Hidroservice

Vila Mariana - São Paulo-SP

O projeto do Edifício Sede da HIDROSERVICE – Engenharia de Projetos data de 1970. Ocupando um terreno de aproximadamente 6.000m², localizado na Rua Afonso Celso, 235, entre duas estações do Metrô, o edifício foi construído em três etapas distintas e possui, atualmente, uma área construída de cerca de 30.800m².


Durante as décadas de 70 e 80, a HIDROSERVICE sempre se manteve na liderança entre as maiores empresas de engenharia de projetos do Brasil.
Seu quadro técnico compunha-se de mais de 800 profissionais de nível superior das mais diversas especialidades, além dos técnicos, projetistas, desenhistas, pessoal de apoio técnico e administrativo.


A HIDROSERVICE adotou um modelo próprio de organização, de grande agilidade, capaz de facultar a rápida mobilização das equipes para a execução de projetos de qualquer natureza ou finalidade dentro do seu campo.
As unidades técnicas eram agrupadas nas diferentes áreas de atividade funcional e supervisionadas por diretorias técnicas e uma linha de atividades administrativas de apoio, supervisionadas por uma diretoria administrativa.
Para atender a esta dinâmica de trabalho e permitir a inter-relação entre as diversas equipes técnicas e de apoio, o Edifício Sede foi planejado para garantir uma total flexibilidade de uso das suas instalações.


Neste sentido, adotou-se uma solução arquitetônica com predominância horizontal com grandes lajes e poucos pavimentos: sub-solo, térreo, 5 andares-tipo e cobertura.


Na sua primeira fase de implantação, o edifício com cerca de 13.000 m² foram criados, além do sub-solo e térreo, cinco pavimentos destinados às unidades técnicas, cada um com duas alas de trabalho de 750,00 m² cada uma e separadas por um grande hall central e interligadas por circulações horizontais e verticais nas extremidades. Junto a estas circulações foram posicionados os blocos dos sanitários.


Na cobertura foi instalado um auditório com 220 lugares e uma área de estar, recepção e restaurante da Diretoria.


Em uma segunda fase foi anexado um edifício com 6 pavimentos em estrutura pré-fabricada de concreto. Foi criada uma passarela metálica interligando os dois edifícios.


Na terceira e última fase o Edifício principal foi ampliado com a criação de mais 1.000m² de área em cada andar tipo, foi criado mais um sub-solo e ampliadas as áreas da cobertura. A ampliação do térreo, em pilotis, foi destinada à estacionamento de carros.


Todo o Edifício recebeu uma proteção contra a insolação, através de um conjunto de brises executados em painéis de concreto leve.

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