imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Residência Paulo Lucio de Brito

Atibaia/SP

Esta residência, cujo projeto é do ano de 2000, surgiu da aplicação de uma solução de arquitetura, desenvolvida pelo arquiteto, utilizando-se a estrutura de madeira em módulos de 3x3m.

A partir deste módulo básico, é possível desenvolver inúmeras soluções de planta em nível térreo ou em dois pavimentos.

Utilizou-se na estrutura madeira de lei, devidamente certificada, com peças de diversos tamanhos todas com secção 16x16cm. As peças são fornecidas pré-cortadas e montadas e encaixadas manualmente na obra.

Os pilares são posicionados na malha estrutural 3x3m, criada em uma base de concreto armado, e fixados através de pinos metálicos. Para isolar os pilares da base de concreto foram utilizadas placas de neoprene.

Uma vez fixados os pilares, é feito o travamento dos mesmos com vigas da mesma secção que são encaixadas e travadas na cabeças dos pilares. Sobre as vigas de travamento é montada a estrutura do telhado com a colocação das telhas e forros simultaneamente.

A captação das águas pluviais das coberturas é feita por um conjunto de calhas metálicas que se apóiam diretamente nas vigas de madeira.

O processo construtivo de montagem da estrutura é extremamente rápido e para as vedações, entre pilares e vigas, podem ser utilizados diferentes tipo de materiais: tijolos cerâmicos, blocos de concreto, painéis de concreto, painéis com placas cimentícias, caixilhos de madeira ou metálicos, vidros temperados etc.

A modulação da estrutura e os elementos de vedação, acabamentos de piso, forros, etc constituem uma solução construtiva de montagem rápida e sem nenhum desperdício de material.

voltar