imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Pousada em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha/PE

O terreno de 16.170 m2 está localizado próximo ao Aeroporto, na área de Fernando de Noronha pertencente ao Ministério da Aeronáutica, e foi objeto de Licitação Pública para a implantação específica de uma Pousada através de Concessão por um determinado período de tempo. O projeto da Pousada foi desenvolvido objetivando um elevado padrão de qualidade ambiental que, certamente, se transformará em paradigma para outros empreendimentos que, eventualmente, vierem a ser implantados em Fernando de Noronha.

A quantidade total de chalés (Unidades Habitacionais) e a área total de construção foram determinadas pelas restrições do Uso e Ocupação do Solo estabelecido pelo TAC, principalmente no que tange à taxa de ocupação (10% da área do terreno), ou seja, 1.617,00 m2.

Dentre os inúmeros cuidados adotados neste projeto com relação à preservação do Meio Ambiente, podem-se destacar os seguintes:

- As edificações previstas em projeto ocuparão apenas 10% da área total do terreno;

- Será garantida a taxa de 90% de Solo Natural. Para tanto, foram adotados no projeto os seguintes tratamentos de piso:
-Via de Acesso com 5m de largura: piso de areia (100% permeável),
-Caminho de acesso aos chalés: piso de grama com juntas de madeira Ipê 3x7cm formando quadrados de 0.80x0.80m (100% permeável),
-Estacionamento de Buggies: piso tipo “Rodegrama” (69% permeável),

- O terreno com área de 16.170,00 m2 hoje se apresenta apenas com uma vegetação antropizada e receberá um cuidadoso tratamento paisagístico, utilizando-se espécies vegetais características da região, e que estará perfeitamente integrado com as edificações que compõem o conjunto arquitetônico da Pousada.

- Para o sistema de aquecimento de água serão utilizados painéis coletores solares.

- Para o tratamento de esgotos será utilizado um sistema de última geração, composto por uma unidade industrializada compacta do tipo “Flipper”, e que garantirá a re-utilização da água para a irrigação das áreas verdes e descarga das bacias sanitárias.

- Para a construção das edificações será adotado o conceito de "obra seca" ou seja, todos os componentes das edificações (estruturas, vedações, coberturas, caixilhos, instalações, acabamentos em geral, etc.) chegarão no local das obras praticamente prontas para serem montados e instalados. Desta forma elimina-se o canteiro de obras e qualquer tipo de entulho garantindo-se, desta forma, uma obra absolutamente limpa e de rápida execução.

- Para a estrutura das edificações prevalecerá a utilização de peças pré-fabricadas em madeira de reflorestamento (pilares, vigas, coberturas e algumas vedações).

- Serão utilizados painéis–acumuladores solares para o Sistema de aquecimento da água.

- As edificações da Pousada irão compor um conjunto arquitetônico harmônico, de grande sobriedade e perfeitamente integrado com a paisagem da ilha de Fernando de Noronha. Este conjunto será devidamente valorizado com um adequado tratamento paisagísticos com a utilização de espécies vegetais características da região e de fácil manutenção.

voltar